Protesil News

DOENÇAS OCUPACIONAIS

Doenças ocupacionais são doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados ao ambiente de trabalho, seja ele qual for. A doença ocupacional deve estar sempre relacionada ao tipo de ocupação que o trabalhador exerce, como a perda auditiva, para o profissional que trabalha em metalúrgicas.

As doenças ocupacionais não podem ser confundidas com acidentes de trabalho. Estes ocorrem de forma imediata, como amputações de membros, cortes e queimaduras. As doenças ocupacionais podem levar anos até que se manifestem e as mais recorrentes são:

LER (Lesão por Esforço Repetitivo): Lesões causadas por tarefas repetitivas, esforços exagerados ou posições desagradáveis por longos períodos. Em casos muito graves, podem evoluir para incapacidade total ou parcial, gerando aposentadoria por invalidez.

Problemas de visão: Trabalhadores que passam noites em claro costumam apresentar, com o decorrer do tempo, dificuldades para enxergar e correm o risco de perder a visão parcial ou totalmente. Isto ocorre porque o trabalho noturno desregula a produção de determinados hormônios produzidos durante o sono.

Distúrbios Mentais: São causados por profissões que envolvem pressão psicológica ou perigo, gerando síndrome do pânico, depressão, estresse, entre outros.

Asma Ocupacional: É a obstrução das vias aéreas, de caráter reversível, causada pela inalação de substâncias que causam alergia, como borracha, linho, couro, madeira e poeiras diversas.

 

 

Fontes:

http://saude.ig.com.br/minhasaude/as+dez+doencas+que+mais+afastam+as+pessoas+do+trabalho/n1238166888474.html

http://medicina-ocupacional.info/mos/view/Doen%C3%A7as_ocupacionais/

http://vivamelhoronline.com/2010/10/13/conheca-as-doencas-ocupacionais-mais-comuns/